Olá seja bem vindo(a) ao Absorvecast, o maior site que resume podcasts no mundo. No artigo de hoje o resumo será do episódio 7 do podcast “Café com Adm”: Como Usar Melhor o Seu Tempo?. Esse episódio possui 43min e esperamos que otimize seu tempo. Boa leitura!
Ser Produtivo é Ser um Robô?
A busca pela produtividade não deve ser confundida com um robô feito para concluir tarefas. Produtividade não envolve apenas completar sua lista de tarefas.
Se trata de aproveitar ao máximo o seu tempo de uma maneira melhor, o que muitas vezes significa ser flexível para lidar com tarefas imprevistas e organizar suas prioridades.
Ser flexível não significa desistir da organização. Muito pelo contrário, é uma maneira de manter o foco nos objetivos e prioridades enquanto você se adapta às circunstâncias.
Como Medir sua Produtividade?
Para entender e melhorar sua produtividade, se lembre de três perspectivas: estatística, comportamento e neurologia.
Estatística:
Em primeiro lugar, avalie sua produtividade por meio de dados, como número de tarefas concluídas, tempo gasto em cada atividade e o horário em que você começou.
Comportamento:
Então analise os hábitos e padrões que afetam sua produtividade. Sendo assim anote as distrações e desenvolva uma maneira de evitá-las.
Neurologia:
Faça testes com você mesmo e identifique quais são os momentos em que você é mais produtivo. Encontre seus horários de pico.
Quando você aborda sua produtividade dessas três formas sua rotina se torna mais eficaz.
Qual o Método das 5 Áreas?
1- Saiba o Que é Importante para Você;
O primeiro passo para aproveitar melhor seu tempo é determinar suas prioridades. O que é realmente importante para você? Estabeleça metas e objetivos claros para te ajudarem na sua rotina.
Portanto saiba dizer “não” às atividades que não estão alinhadas com seus objetivos e foque em atividades que te aproximem deles.
2- Saiba Onde Você Quer Chegar;
Entenda quais são seus objetivos de longo prazo e como suas atividades diárias podem te ajudar. Não tenha vergonha de escrever seus sonhos no papel.
Quando você visualiza seu destino, fica mais fácil tomar decisões sobre como gastar seu tempo. Dessa forma, você pode priorizar tarefas que o levem na direção certa e evitar distrações.
3- Aprenda a Se Planejar;
Crie listas de tarefas, estabeleça prazos e organize seu tempo de acordo com seus objetivos. Ao planejar seu dia, você está preparando um roteiro para suas atividades.
Isso ajuda a evitar a sensação de perda ou distração. Você sabendo exatamente o que precisa ser feito e em que ordem, reduz a indecisão e a perda de tempo.
4- Se Organize;
Mantenha seu espaço de trabalho organizado e use ferramentas como calendários e aplicativos para gerenciar tarefas.
Além disso, a organização permite que você se concentre na sua tarefa atual, em vez de se sentir sobrecarregado pela desordem.
5- Aplique e Gerencie sua Energia;
Por último, execute as tarefas de acordo com o planejado e aprenda a se auto administrar ao longo do dia. Faça pausas regulares para recarregar as energias e evitar o esgotamento.
Gerenciar sua energia significa identificar os horários do dia mais produtivos e concluir as tarefas mais desafiadoras.
Qual a Diferença Entre o Biohack e Neurologia?
Embora o biohacking e a neurociência estejam relacionados à melhoria do desempenho humano, eles têm abordagens diferentes.
O Biohack envolve a otimização da mente e do corpo por meio de intervenções como dieta, suplementos e exercícios. Já a neurologia, por outro lado, estuda o funcionamento do cérebro e como ele afeta o comportamento humano.
Quais os Cuidados Com os Suplementos?
Alguns suplementos estão disponíveis para melhorar a cognição e a energia, mas é importante procurar a orientação médica antes de iniciar qualquer tratamento.
Afinal o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra e um médico pode avaliar suas necessidades específicas.
Os Resultados Precisam de Equilíbrio
Busca ser mais produtivo não significa acabar com sua saúde ou bem-estar. Para você sustentar resultados a longo prazo, deve ser encontrado um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Já para combater a procrastinação, você precisa saber o que quer e fazer aos poucos. Se você procrastina ao extremo, consulte um médico.
Por último, comece com as tarefas mais simples pois isso pode criar uma sensação de realização e motivação. Ao concluir tarefas mais simples, você estará mais preparado para enfrentar desafios maiores.
Confira Outros Resumos:
Resumo do Primocast 7: Como Funcionam as Startups?
“Os Sócios”6: Como Começar nos Investimentos?
“Jota Jota Podcast” 5: Como Ter a Disciplina de Um Campeão
“Papo de Vendedor”4: Quando Prospectar?
Se você curtiu esse trabalho comente aqui em baixo. E não deixe de compartilhar com os amigos ou familiares. Até o próximo resumo!