Como Funcionam as Startups?

Como Funcionam as Startups?
Como Funcionam as Startups?

Olá seja bem vindo(a) ao Absorvecast, o maior site que resume podcasts no mundo. No artigo de hoje o resumo será do episódio 7 do “Primocast”: Como Funcionam as Startups?. Esse episódio possui 58min e esperamos que otimize seu tempo. Boa leitura!

O conteúdo abaixo é totalmente informativo. Não é uma recomendação de investimentos.

O Que são Startups e Como Investir Nelas?

Primeiro, o termo “startup” é relativamente novo e por isso não é amplamente compreendido. Embora possa ser reconhecido por muitas pessoas.

Muitas vezes, os empreendedores criam startups com o objetivo de resolver um problema específico em um nicho de mercado.

Essas empresas criam produtos e serviços que beneficiam a si mesmas e a seus clientes, melhorando suas vidas no processo.

As startups no Brasil estão se expandindo rapidamente, com algumas empresas avaliadas em centenas de milhões de reais.

Por isso começar um negócio pode ser uma experiência gratificante e enriquecedora. No entanto, é importante sublinhar que o investimento inicial necessário para tornar este projeto uma realidade deve ser um valor considerável.

Como Funcionam as Startups?

Com mais de 13,8 mil startups no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Empreendedorismo (Abstartups), é seguro dizer que o mercado está crescendo.

Por isso, o trabalho em uma startup costuma ser muito intenso porque as mudanças acontecem rapidamente e os resultados podem demorar um pouco para aparecer.

As startups oferecem produtos e serviços inovadores que abordam pontos fracos em um determinado nicho.

Muitas empresas construíram seus modelos de negócios com base em tecnologias digitais devido à facilidade de conexão com os clientes.

Estas empresas operam em mercados de alto risco e procuram continuamente investimento externo. Isso impulsionará seu crescimento e tornará suas soluções mais lucrativas.

Qual a Diferença de “Escalável” e “Escalonável”?

É necessário que você tenha uma ideia de negócio escalável para fundar uma startup. Onde possa existir o fácil manuseio ao aumentar a receita sem aumentar a infraestrutura proporcional.

O que gera muita diferença de um negócio escalonável, que é quando uma empresa cresce um devido percentual por mês.

Por Que Investir em Startups se Elas Também Quebram?

Além disso, investir só faz sentido se realmente agregar valor aos clientes de forma concreta. Para que ocorra um crescimento exponencial é necessário desenvolver atividades baseadas em um bom planejamento, gestão e execução empresarial.

Ao investir em uma startup, você também tem a oportunidade de obter grandes lucros financeiros. Só por ter entrado cedo na história da empresa, antes de ela crescer a ser uma empresa de grande porte.

Essa etapa inicial costuma ser mais barata, tem custos menores e é exponencialmente mais eficiente, o que pode gerar grandes lucros. Isso porque uma startup ainda não possui a mesma estabilidade de uma grande organização já consolidada no mercado.

Por Que Olhar Para Startups?

No mercado, é comum que startups se tornem empresas multimilionárias em menos de um ano. As razões para isso são escalabilidade e repetibilidade.

Com esse rápido crescimento, os resultados também são vistos mais rapidamente. Isto se deve ao seu compromisso em encontrar soluções.

Como resultado, essas empresas crescem em tamanho e ganham boa reputação ao longo do tempo. Formando assim uma enorme base de clientes.

Como Funcionam as Startups?
Como Funcionam as Startups?

Para investir nessa área é necessário se aprofundar em muitos fatores, assim como ter as respostas na ponta da língua para essas perguntas:

  • Como a empresa faz aquele faturamento?
  • De que forma é gerido o dinheiro dentro da corporação?
  • Existe uma sinergia entre os colaboradores?
  • Esse negócio é escalável? Repetível e digital?

Se inspire em quem tem experiência, essa é a melhor escolha para o empreendedor que deseja criar a sua startup. Assim como ter um planejamento empresarial e financeiro bem detalhado fará com que você conquiste novos patamares.

Quais são as Rodadas de Investimentos das Startups?

Como foi dito anteriormente as Startups precisam captar recursos para crescerem. Esses recursos são rodadas de investimentos que seguem esta ordem, confira:

Investimento Anjo

Nessa primeira etapa o Investidor Anjo é o responsável pelo Smart-Money. Oferecendo não só seu capital mas também sua experiência, redes de contato e posicionamento. Esse primeiro investimento é fundamental para toda a estrutura da startup.

Pré-Seed

Esta segunda rodada é importante para levantar fundos dentro da startup e ampliar sua pesquisa de mercado e público.

Seed

Como cada rodada é um investimento para estruturar a empresa, nessa rodada Seed a intenção já é mais objetiva. Seja para ampliar a estrutura, aprimorar a tecnologia MVP (Mínimo Produto Viável), otimizar recursos, entre outros.

Series A

Com a estrutura da empresa já desenvolvida e a captação de muitos clientes, devido a receita gerada e um MVP validado nessas próximas rodadas a intenção é o aprimoramento.

As startups podem ir até o Series G ou mais se for necessário. Então o processo de expansão pode potencializar grandemente o valor de mercado dessas empresas e do investimento realizado.

Nota: Lembre-se que essa artigo não é uma recomendação de investimentos. Mas sim uma breve apresentação sobre startups e o resumo do episódio 07 do Primocast.

Confira Outros Resumos:

“Os Sócios”6: Como Começar nos Investimentos?

“Jota Jota Podcast” 5: Como Ter a Disciplina de Um Campeão

Resumo do “Café com Adm”4: Qual o Poder do Conhecimento?

“Papo de Vendedor”3: A Jornada Através do Funil de Vendas

Se você curtiu esse trabalho comente aqui em baixo. E não deixe de compartilhar com os amigos ou familiares. Até o próximo resumo!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.